sábado, 14 de janeiro de 2012

Barbas Na História



Por volta de 30.000 anos atrás nossos ancestrais viram que era possível remover suas BARBAS com lascas de pedras afiadas.Desde a Era Paleolítica,indícios mostram que o homem Pré-histórico era cercado de determinados hábitos de higiene e vaidade.

No Egito antigo,a BARBA e os pêlos corporais eram,por costume,usados para diferenciar membros da sociedade.Os membros mais ricos da nobreza,por exemplo,cultivavam a barba como um sinal de status.
O uso da BARBA era comum entre os Gregos.Muitas imagens que representavam os famosos filósofos Gregos eram acompanhadas de uma respeitável BARBA.

Em Roma,a BARBA era mantida por Senadores como símbolo de status Político.Lá,surgiram os primeiros cremes de barbear,produzidos através do óleo de oliva.
(Certamente por algum Afrescalhado que não tinha algo melhor para fazer).

Os Vikings e Bárbaros,usavam suas BARBAS como símbolo de Coragem e Poder,cultivando Longas BARBAS,e por vezes,as aparavam apenas em situações especiais,como cerimônias de Solstício,ou até mesmo em Enterros de líderes Tribais.
Assim como os Samurais,que se tivessem seus cabelos cortados,perderiam sua Honra,os Vikings prezavam pela Longa BARBA,cultivando-as para a Guerra,e,se perdessem a Batalha,se Barbeavam,perdendo assim sua Honra.

Durante a Idade Média, a BARBA sinalizou a separação ocorrida na Igreja Cristã com a realização da Cisma do Oriente.Muitos dos Clérigos Católicos eram aconselhados a se barbearem,para que não se parecessem com os integrantes da igreja ortodoxa,ou,até mesmo,com os costumeiramente barbudos Judeus e Muçulmanos.
Naquele tempo,os Nobres ostentavam BARBAS bem cuidadas,longas ou bem aparadas.
Um Rei,para ser respeitado,deveria ter uma BARBA.
(Ah,os bons tempos!)
Além disso,o uso dos bigodes gerava bastante polêmica entre os Cristãos Medievais,pois eram ostentados pelas levas de Germânicos que invadiam o decadente Império Romano.
As BARBAS eram sempre Respeitadas e Temidas,pois eram amplamente usadas por Famigeradas figuras,como Vlad Tepes,(Drácula!).

Com o desenvolvimento comercial e o grande número de invenções que marcaram o mundo moderno, a BARBA começou a indicar um traço da vaidade masculina. Talvez em conseqüência desse fenômeno,o Francês Jean-Jacques Perret,em 1770,criou um modelo de navalha mais seguro para barbear.No século seguinte a famosa navalha em “T” foi inventada pelos irmãos americanos Kampfe.
Logo surgiram variações nos desenhos de Barba utilizados pelos homens da época.

No início do século XX,o rosto pelado virou sinônimo de civilidade e higiene. Muitas empresas e instituições Governamentais não admitiam a presença de barbudos em seus quadros.Ainda hoje,empleno século XXI,a BARBA não tem o valor e o significado que tinha na Antiguidade.Atualmente,Homens Barbudos são associados por muitos à vagabundos, terroristas,sujos ou Criminosos,principalmente os jovens;as pessoas não sabem mais quais são os símbolos de Maturidade e Sabedoria de um homem.


BARBA DE SAURON está aqui para,principalmente,lembrar a todos desse símbolo.Se você,leitor tem essa mesma visão,junte-se a nós,e deixe sua BARBA crescer,dando assim,
O DEDO DO MEIO para a Sociedade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário